Home     Programa     Psformacao     Forum     Blog     Contact

.: Curso de Formação em Constelações Familiares   

PROGRAMA BASE

Introdução à Terapia Sistémica
- Origem do trabalho;
- Contributos teóricos;
- Observação e percepção;
- Abordagem Sistémica e Fenomenológica;
- Ressonância;
- Campo morfogenético;
- Indicações para intervenções;
- Procedimento das constelações;
- Consciência pessoal e consciência colectiva;
- Sessões individuais;
- Sessões em grupo;
- O papel dos representantes, do facilitador e dos participantes;
- Exercícios vivenciais;
- Prática de Constelações Familiares;
- Genograma;
- Leitura Corporal e
- Questões Éticas.


Trabalho Sistémico nas Famílias
- Ordens do Amor;
- Relação de casais;
- Relação pais e filhos.

Na formação serão atendidos casos ao longo dos workshops a fim de que os alunos possam aprender a trabalhar com os diferentes temas.


Temas Especiais

- Feridas da infância;
- Dificuldade de relacionamentos;
- Mau relacionamento com os progenitores;
- Segredos familiares;
- Vícios e dependências;
- Mortes não superadas;
- Sentimentos de culpa;
- Sentimentos não identificados;
- Traumas;
- Doenças e sintomas;
- Acidentes ou doenças frequentes;
- Suicídios;
- Depressões;
- Problemas conjugais;
- Separações;
- Adopção;
- Aborto;
- Problemas de aprendizagem;
- Consequências da Guerra e
- Migrações.


PRINCIPAIS CAMPOS DE ACÇÃO
- Psicoterapia (breve e à longo prazo);
- Medicina Psicossomática;
- Aconselhamento (na área da educação, casais, adultos e jovens);
- Área de Educação (Pedagogia Sistémica);
- Área de Assistência Social;
- Trabalho Comunitário e
- Profissionais de Ajuda.


CONSTELAÇÕES FAMILIARES
O trabalho chamado de Constelações Familiares foi criado por Bert Hellinger. Sua experiência de vida pessoal e profissional muito contribuíram para o desenvolvimento desse método. O trabalho mistura experiência, teoria e genealidade. As Constelações Familiares permitem tornar visível a dinâmica oculta nos relacionamentos familiares. A abordagem está orientada para as questões e problemas que afectam as famílias da sociedade actual.

O enfoque sistémico e fenomenológico, permite que o trabalho possa trazer uma oportunidade de compreensão e aceitação para que haja um maior entendimento entre as pessoas da família e que essa aprendizagem possa expandir-se para outros contextos da vida.


OBJECTIVO DA FORMAÇÃO
A formação em Constelações Familiares tem uma vertente teórica da Abordagem Sistémica e Fenomenológica e também um enfoque no processo pessoal e vivencial de cada aluno, possibilitando a integração do próprio modelo.
Durante a formação o objectivo é:
- Desenvolver e aprimorar a observação e percepção dentro do método;
- Aprender a trabalhar com a Sistémica Familiar, segundo a Abordagem Fenomenológica;
- Aprofundar os conhecimentos em várias áreas, tais como, sistemas, campos morfogenéticos, ressonância e a sua aplicação na dinâmica familiar;
- Observar casos de diferentes clientes.
- Aprendizagem prática e de exercícios de comportamento e postura fenomenológica.
- Abrir um leque de oportunidades para actuar em áreas diversas segundo o próprio background do aluno.

A formação na abordagem sistémica e fenomenológica dará bases para trabalhar em Constelações Familiares.


Datas da formação - Período 2009/2010
- WS 23 e 24/01 de 2010        Paula Matos
- WS 20 e 21/02 de 2010        Marianne Franke
- WS 20 e 21/03 de 2010        Paula Matos
- WS 24 e 25/04 de 2010        Paula Matos
- WS 22 e 23/05 de 2010        Paula Matos
- WS 26 e 27/06 de 2010        Paula Matos
- WS 05 e 07/11 de 2010        Jakob Schneider


FORMADORES

Paula Matos, nascida em 1963, psicóloga com experiência Clínica e de Recursos Humanos. Trabalha em Psicoterapia Corporal em Biossíntese e é formada em Terapia Sistémica de Constelações Familiares e Organizacionais. Tem participado em trabalhos com Bert Hellinger, Jakob Schneider e outros trainers internacionais. Desde 2003 que orienta workshops dentro desta temática. Em Portugal, é responsável ainda pela Formação em Constelações Familiares e Pedagogia Sistémica junto com uma equipe. Autora do primeiro livro publicado em Portugal acerca desta temática, “Constelações Familiares" – Um olhar sistémico para: Relacionamentos, Sentimentos e Sintomas”, Ariana Editora.

Ingala Robl, nascida em Praga e viveu a sua infância e adolescência na Alemanha. Ainda passou algum tempo nos EUA, mas há mais de uma década que está no México. Licenciou-se em Sociologia pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade do México (UNAM). É Mestre em Terapia Familiar Sistémica pelo Instituto Superior de Estudos da Família do México e pela Mental Research Institute em Menlo Park, Palo Alto, Califórnia, EUA. É diplomada em Terapia de Casais pelo Instituto Superior de Estudos da Família do México. É terapeuta certificada em Constelações Familiares segundo Bert Hellinger, com o Dr. Lorenz Wiest, e tem formação contínua em Sistémica Familiar com Bert Hellinger. Actualmente encontra-se como Directora do SOWELU - Centro de Constelações Familiares do México (e de Terapias Sistémicas e Corporais baseadas na metodologia de Bert Hellinger), – primeiro centro latino-américo dedicado à formação em Constelações Familiares (http://www.constelaciones.com.mx/) e Directora geral das formações em Constelações Familiares no México e outras cidades do interior do país.

Marianne Franke-Gricksch, nascida em Munique, foi professora durante vinte e cinco anos. Actualmente é terapeuta em Constelação Familiar, com longos anos de experiência em psicoterapia e terapia familiar em geral. A partir de 1975 realizou diversas formações em Terapia Primal, Constelações Familiares com Bert Hellinger, Hipnoterapia com Gunther Schmidt, Terapia Breve com Steve de Shazer e tem formação em Naturopatia. Partindo da sua visão de professora e terapeuta, Marianne Franke trabalha com as ideias sistémicas possibilitando uma aprendizagem eficiente e Franke é autora de Você é um de Nós, um livro que relata exemplos práticos do dia-a-dia escolar.

Alexandra Caymmi, é Facilitadora em Constelações Sistémicas, Abordagem Sistêmico-Fenomenológica Integrativa. De origem Suíça e brasileira. Psicopedagoga e Psicoterapeuta, formada em Psicopedagogia na Venezuela e em Somateapia na Suíça. Especializada em Terapia do Apego pelo Centro de Apego Evergreen – Colorado/Estados Unidos e Terapia Sistémica Fenomenológica (Constelações Familiares) segundo Bert Hellinger, com o professor Dr. Bertold Ulsamer, em Lützelflüh – Suíça. Autora do livro: Criança Ferida, Criança que Fere método educativo especial para pais de crianças.

Jakob Robert Schneider, nascido em 1943; Professor do ensino secundário, instrutor responsável no trabalho em igrejas com jovens e estudantes; Formado em terapia familiar e de casal; Formado em Programação Neurolinguística (PNL); Formação em várias terapias sistémicas entre as quais com Bert Hellinger; Experiência: Desde 1985, terapeuta familiar, de casal e de grupos, consultor psicológico, supervisor em diferentes clínicas e instituições sociais; Formador e supervisor em Psicoterapia Sistémica segundo Bert Hellinger na Alemanha e noutros países. Colaborador da revista Prática da Constelação Sistémica.